Home » Curso As Cidades da Música - Módulo I
CURSO AS CIDADES DA MÚSICA
O que teriam em comum o canto ambrosiano, antecessor do gregoriano, e a estreia de uma ópera de Verdi no século 19? O que pode integrar os balés russos do século 20 ao início da polifonia medieval? Como a ópera barroca pode se juntar ao rock inglês? As respostas podem ser: Milão, Paris, Londres.
Este curso propõe uma inédita história não cronológica da música ocidental a partir das cidades onde os compositores viveram e atuaram. O contorno geográfico nos levará a apreciar e analisar obras de alguns dos principais nomes da música, independentemente de seus estilos, em um amplo período de tempo.
Assim, Miles Davis e John Coltrane conversarão com Luciano Berio e Béla Bartók em Nova York; às margens do rio Reno, a monja beneditina medieval Hildegard von Bingen estará com Beethoven e Stockhausen; e Bach encontrará o casal Clara e Robert Schumann na cidade de Leipzig. Escritores, pintores e filósofos seguirão com eles nessa criativa integração entre som e cultura.
O curso não exige pré-requisitos anteriores, e é pensado para quatro módulos, cada um dos quais abordará três cidades ou regiões geográficas diferentes. O começo será exatamente com as cidades de Milão, Paris e Londres e, a cada três meses, um novo grupo de três localidades será proposto, até completar 12 cidades, através das quais serão analisadas mais de 30 obras de diferentes compositores.
Os módulos serão realizados no Conservatório Mozart, em Interlagos, São Paulo (SP) em finais de semana (sábados das 14 às 18h e domingos das 9h às 18h).
Módulo 1: Milão, Paris, Londres
Módulo 2: Às margens do Reno, Veneza e Viena
Módulo 3: Roma, Leipzig, Nova York
Módulo 4: Munique, Rio de Janeiro, São Petersburgo
SOBRE O DOCENTE
Prof. Dr. Sidney Molina
Sidney Molina é violonista, professor e crítico musical.
Estudou violão com Manuel Fonseca, Armando Vidigal e Edelton Gloeden, e harmonia, contraponto, análise e estética musical com Ricardo Rizek, em instituições como Conservatório Musical Paulistano, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Conservatório Brooklin Paulista.
É bacharel em Filosofia pela Universidade São Paulo (USP, 1987), mestre (2001) e doutor (2006) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua tese de doutorado foi "O violão na era do disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream". Tem atuado como professor de violão, música de câmara, estética musical e música brasileira dos cursos de música do Fiam Faam (São Paulo), e do Instituto Estadual Carlos Gomes em Belém (PA).
Como um dos fundadores do Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ), em 1992, participou de todas as formações, gravações, recitais, concertos com orquestras e turnês do grupo no Brasil, Estados Unidos, Austrália e Europa, o que inclui concertos em 17 estados brasileiros e 15 estados norte-americanos. Sua discografia inclui 7 CDs, 1 DVD gravado ao vivo e a participação como convidado em 6 CDs. Recebeu o "Troféu Uirapuru" (1992), o "Ensemble Prize" do Concurso Internacional de Guitarra de Havana (1998) e o "Prêmio Carlos Gomes" da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (1997).
Em 2008 apresentou-se como solista e em duo com cantores brasileiros e japoneses no Suntory Hall, de Tóquio, em concerto comemorativo aos cem anos da imigração japonesa no Brasil. Coordena desde 2010 o "Concurso de Violão Souza Lima" e tem ministrado palestras, integrado bancas e ministrado master classes a convite de instituições como Universidade de São Paulo, Universidade Yale (EUA), Jacobs School da Universidade de Indiana em Bloomington e Conservatório de Coimbra (Portugal).
Desde 2010 é crítico de música do jornal Folha de S. Paulo, veículo para o qual já escreveu mais de 300 textos sobre concertos, festivais, livros e CDs. É autor dos livros Música Clássica Brasileira Hoje (Publifolha, 2010) e Mahler em Schoenberg: angústia da Influência na Sinfonia de Câmara n. 1 (Rondó, 2003).
|